Martha Medeiros

Há mais de 25 anos no mercado da moda, Martha Medeiros é proprietária da boutique multimarca Maison M em Maceió. O nascimento de sua marca própria seguiu um percurso natural, pois a pedido de suas clientes começou a criar algumas peças para ocasiões especiais.

Em 2004, a marca Martha Medeiros ganhou um corner em sua loja e com a crescente demanda de clientes de todo o Brasil,  no  início de 2008,  começou a  atender com hora marcada em São Paulo. No final do mesmo ano, inaugurou sua primeira boutique na capital paulista, no bairro dos Jardins.

A paixão pela arte, Martha herdou da avó, professora de arte e seu trabalho se diferencia por resgatar o luxo das tramas feitas à mão. Para cada peça são horas de trabalho manual, fio a fio, unidos a técnica de modelagem e estilos adquiridos com sua formação de moda.

São quase 200 mulheres organizadas em cooperativas de rendeiras, envolvidas no processo de confecção de rendas como a Renascença, além de outras técnicas como: filé, richilieu, bilro e a delicadíssima renda boa noite, hoje confeccionada apenas na Ilha do Ferro, no meio do São Francisco, a 320 km de Maceió.

Mercado
Martha Medeiros insere o trabalho handmade com extrema sofisticação no mercado de moda internacional e resgata o valor da renda brasileira, com uma linguagem contemporânea. Em suas coleções predominam as tramas e bordados manuais, com referências do seu lugar de origem, porém são entendidas e consumidas em diferentes lugares do mundo.

Em abril de 2004, suas peças foram expostas na Selfridges de Londres, no projeto Brasil 40º, uma parceria entre a conceituada loja de departamentos e a APEX-Brasil/MDIC (Agência de Promoção de Exportações). Em suas quatro unidades na Inglaterra, a cadeia de lojas mostrou a cultura, o esporte, a moda e o turismo do Brasil e expôs produtos como cosméticos, têxteis, acessórios, móveis, jóias, calçados e objetos de decoração de produção nacional.

Em 2008, a marca realizou uma venda de duas mil peças para o Palácio de Hierno, a mais conceituada loja de departamento do México e participou, em novembro do mesmo ano, da quinta edição do Brasília Fashion Festival, desfilando sua coleção ao lado de Isabela Capeto, Cris Barros, Neon, Glória Coelho e Alexandre Herchcovitch, entre outros. Também no segundo semestre do mesmo ano, realizou uma venda significativa para a boutique inglesa Samantha Shaw London.

A partir de março de 2009 a estilista passou a fazer parte da ABEST (Associação Brasileira de Estilistas). Atualmente peças da sua coleção prêt-à-porter são encontradas em conceituadas multimarcas, em todo Brasil e o sob medida é feito com hora marcada nas boutiques de São Paulo e Maceió.

Trabalho sustentável
Martha Medeiros, mais uma vez representa muito bem Alagoas, desta vez, a estilista destaca-se por estar entre as finalistas do Prêmio Claudia 2011. A revista que é absoluta em segmento no país e na América Latina, prestigia
mulheres capazes de transformar sua realidade com iniciativas originais e que foram replicadas.

A votação já começou e Martha Medeiros concorre na categoria “Cultura” justamente pelo trabalho inovador bem como a contribuição social e econômica que vem permitindo a 280 mulheres de oito comunidades, organizadas em
cooperativas de rendeiras da Ilha do Ferro e do Entremontes.

O prêmio Claudia, nada mais é do que a celebração da força feminina no Brasil. Desde 2006 a revista homenageia mulheres, como Martha Medeiros, que fazem diferença no Brasil e a votação pode ser feita através do site da
revista Claudia.

Contato

Martha Medeiros
https://www.marthamedeiros.com.br

Martha-Medeiros-Moda
@_MarthaMedeiros

Assessoria de Imprensa

Ferraz Moda
55 11 3897-9666
juliana@ferrazmoda.com

pt_BR