Ana Khouri

Ana Khouri passou seus anos de formação entre o Brasil, seu país natal e os Estados Unidos, onde reside. De seu pai, engenheiro, ela herdou a sagacidade, enquanto sua mãe, pianista e professora, transmitiu à filha a paixão pelas artes. Esses dois atributos têm sido fundamentais na vida de Ana.

Ana começou estudando escultura em São Paulo, na Fundação Armando Alvares Penteado. Foi na escola de arte, estudando escultura, que Ana começou a projetar joias e explorar formas de criar peças que poderiam ser moldadas diretamente no corpo. Foi também nessa época que Ana começou a pensar criticamente sobre a escultura, mais precisamente sobre as maneiras pelas quais ela poderia fazer criações que se comunicassem diretamente com o corpo.

Ela começou sua investigação em Nova York, fazendo cursos no GIA – the Gemological Institute of America (Instituto Gemológico Americano) e na Parsons, antes de viajar para Londres para estudar na Central Saint Martins. Só depois de concluir seus estudos que Ana retornou a São Paulo com determinação para abrir seu estúdio. Seu passado e o seu amor à escultura favoreceram-lhe muito neste momento, permitindo que tivesse uma compreensão mais rica das possibilidades criativas que não estavam sendo exploradas no design de joias.

A primeira linha de Ana mostrou que ela poderia fazer joias e esculturas simultaneamente, utilizando as mesmas técnicas, muitas das quais aperfeiçoadas na escola de arte e até as mesmas referências. A perspectiva única e a formação dedicada de Ana são o que fazem o seu trabalho tão excepcional: como designer, ela é livre de quaisquer restrições técnicas e, como artista, ela está sempre fazendo com que os materiais sirvam a sua visão criativa.

Para Khouri, o design de joias é uma arte; trata-se da miríade de formas que uma peça pode assumir no usuário e o equilíbrio que o trabalho cria com o corpo. Ela se concentra em peças de edição limitada que buscam o trabalho de Calder, Serra e Bourgeois como norte. Sua abordagem é apoiada na crença de que a joia, mais do que qualquer outro item, tem a capacidade de criar uma conexão profunda com o usuário. Outro princípio de Khouri é uma insistência em trazer joias finas para o século XXI, de modo que as mulheres possam ter o prazer de usá-las, mas sem o alarde existente em outras épocas. Sua linha de produtos, que leva o seu nome, começou em 2006 e cresceu de forma constante desde então, conquistando a lealdade de uma longa lista de mulheres que compartilham sua visão e, neste processo, levou o design de joias a um grande salto à frente.


Contato
Ana Khouri
https://anakhouri.com

@anakhouri

Assessoria de Imprensa

USA: press@anakhouri.com
Europe: Lisa@prconsultingparis.net

pt_BR