Notícias

Ana Khouri e a joalheria sustentável como símbolo de valor duradouro

Em entrevista à Haus von Eden, a designer brasileira Ana Khouri fala sobre os desafios da joalheria sustentável e sua colaboração com a Fairmined, selo de garantia que certifica o ouro de organizações de mineração artesanal e de pequena escala responsáveis.

O Fairmined transforma a mineração em uma força ativa para o bem e garante práticas responsáveis, proporcionando o desenvolvimento organizacional e social e proteção ambiental. O padrão inclui requisitos para as organizações realizarem mineração artesanal e de pequena escala responsável: operações de mineração formal e legal, condições de trabalho de proteção ambiental, rastreabilidade de minerais Fairmined e desenvolvimento socioeconômico por meio do Prêmio Fairmined.

“Minha ideia de joalheria vai além do propósito pretendido de ornamentação, entrando mais no reino da arte e da escultura. Os designs são sobre as inúmeras maneiras pelas quais uma peça pode tomar forma no usuário e o equilíbrio que o trabalho cria com o corpo e como uma extensão dele. É um processo muito íntimo e uma evolução sem fim da minha visão artística e estética. Mais do que um negócio de moda que segue qualquer tendência, trata-se de olhar para dentro de quem você é e no que você acredita e ser fiel a isso”, expressa a designer.

O investimento necessário para extrair gemas e minerais corretamente é alto e a burocracia necessária para implementar os projetos é o que está atrasando o setor. “Existem muitos níveis de compromisso. Se o foco principal de uma marca ou empresa é lucrar, então temos desafios. A mentalidade precisa mudar e isso leva tempo. Fui criada com essas crenças, então me pareceu natural trazê-las para meu trabalho e minha marca. Sempre acreditei que você deve fazer o que acredita, se destacar e fazer uma mudança. Quero ajudar a promover práticas responsáveis, éticas, sociais e ambientais, contribuindo para a mudança que quero ver no mundo”.

A sustentabilidade é definida pelos mesmos elementos que existem em todo grande negócio – qualidade, cuidado, delicadeza artesanal e atemporalidade. E agir de forma ética e responsável é o desejo e símbolo de valor duradouro.

A marca que faz parte da Aliança de Comércio Justo para Mineração Responsável (ARM), organização sem fins lucrativos reconhecida mundialmente como líder e pioneira da mineração artesanal responsável e de pequena escala, finaliza, “desde o início, meu trabalho tem sido uma forma de comunicar um senso de harmonia – de conhecer meu lugar no mundo e estar totalmente presente nele. Isso me permitiu ver o que estava bem na minha frente, algo tão fundamental para a vida, mas tantas vezes silenciado por distrações feitas pelo homem – a interconexão de tudo o que nos rodeia”.

pt_BR