Notícias

Moda e sustentabilidade: De onde vem o ouro que usamos?

Mayara Rovery fala sobre inspiração para sua startup e conta sobre o YbY em uma aula na Universidade Sorbonne, na França.

Mayara Rovery é, além de Coordenadora de Sustentabilidade da ABEST, fundadora da YbY Bank, uma startup de compra e venda de ouro de segunda mão e o primeiro banco de metais de reúso do Brasil. A ideia veio quando trabalhava com sua irmã em desenvolvimento de produtos na grife de jóias Mariah Rovery. Dentro da marca, começou a se preocupar de onde viriam os metais usados na confecção, estudou onde teria ouro com certificado de origem e buscou outras formas de captação da matéria prima como leilão de joalherias e trunk shows. 

Fundado há 1 ano, o propósito do YbY Bank é conscientizar sobre o garimpo ilegal, um dos assuntos de grande foco atualmente no Brasil devido ao caso dos indígenas ianomami na floresta amazônica. E o processo da YBY Bank funciona assim: as peças de ouro já industrializadas são compradas de empresa ou pessoa física, purificadas e devolvidas novamente para o mercado, cada peça com seu QR Code falando sobre a origem da matéria prima.

A fim de apresentar suas soluções e conscientizar os novos designers e empreendedores de moda de luxo, Mayara foi convidada pela Universidade Sorbonne da França para dar um Master Class. Na aula, contextualizou a crise Ianomami para levar a preocupação aos alunos de por que reutilizar o ouro e a importância de saber a origem do produto para evitar novas extrações.

O projeto tem interação com os consumidores e se chama Corrente do Bem. Se você gostou do projeto e tem peças de ouro ou prata para vender, envie uma mensagem para o YbY Bank : https://www.ybybank.com.br/como-vender.

Depois da avaliação eles fazem a retirada pra quem é de São Paulo e para outras cidades geram um código de postagem.

Mayara Rovery também deu entrevista no Reset Podcast: “Mineração consciente é possível?” que você pode conferir aqui.

pt_BR